
Faleceu em Curitiba, o político e empresário, Werner Wanderer um dos sócios fundadores da RÁDIO GRANDE LAGO
Faleceu domingo, 7 de Setembro, em Curitiba, o político e empresário, Werner Wanderer um dos sócios fundadores da RÁDIO GRANDE LAGO.
Werner estava internado na UTI hospitalar desde o último dia 30 de agosto, em consequência de queda sofrida no interior do banheiro de sua residência. Na queda, lesionou a cabeça, sofrendo na sequencia um AVC, quando foi sedado e entubado no hospital, onde acabou falecendo na tarde deste domingo.
O sepultamento será nesta segunda-feira (8), às 15 horas, no cemitério Parque Iguaçu em Curitiba. Werner Wanderer, nasceu em Concórdia, Santa Catarina, em 15 de fevereiro de 1939. Filho de Alfredo e Annita Wanderer, era casado com Maria Elizabeth Wanderer, com quem teve dois filhos, Klaus e Anelize. Deixa também 4 netos e 6 bisnetos.
Werner Wanderer, foi o 2º prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon para a gestão 1965 a 1970. Na sequência de sua carreira na vida pública, ocupou o cargo de Deputado Estadual por 4 legislaturas, nos períodos de 1975 a 1991.
Depois foi eleito Deputado Federal, por três mandados, nos períodos de 1991 a 2003. Em todas eleições para Deputado, tanto Estadual quanto Federal, Werner Wanderer sempre recebeu expressiva votação no Município de Santa Helena, do qual foi Prefeito de parte de seu território anterior a emancipação, devido Sub Sede São Francisco e São Clemente integrarem na época, o Município de Mal. Cândido Rondon.
Em suas atividades Partidárias foi vice-líder do Governo em 1977-1978; Vice Líder do PFL, em 1987-1988 e 1995-; Segundo-Secretário, 1989-1990, e Tesoureiro, 1997-1998. Como parlamentar federal foi titular de várias comissões no Congresso Nacional, com destaque para as de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Fiscalização Financeira e Controle; Minas e Energia; Relações Exteriores e de Defesa Nacional; Trabalho, Administração e Serviço Público, além de várias outras de grande relevância, sendo responsável pelo encaminhamento de dezenas de projetos de âmbito nacional.
No exercício da atividade parlamentar federal ainda titular da Frente da Cultura; membro do Conselho de Ética; da Frente Parlamentar da Agricultura; da Frente Parlamentar Brasil-Itália; da Frente Parlamentar da Saúde; da Frente Parlamentar de Apoio às Ações e Políticas e Ações de Segurança Pública; de Valorização do Idoso; da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Micro e Pequena Empresa: da Frente Parlamentar pela Livre Iniciativa; do Grupo Parlamentar Brasil-África do Sul; do Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha e de vários outros grupos parlamentares com outros países, como Uruguai, Canadá, Japão, México, Suiça, Romênia, Ucrânia e Venezuela.
Ainda em sua trajetória foi representante da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Alemanha, em Brasília. Na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática o Deputado Federal Werner Wanderer, enfrentando resistência do então Ministro da Educação Paulo Renato Souza, empreendeu árdua luta para a implantação do EaD (Estudo a Distância) hoje consolidado em todo país, se constituindo no verdadeiro precursor da ideia de se aproveitar a então embrionária internet, para difundir e democratizar o conhecimento com conteúdo científico à todos os brasileiros.
A sua atuação parlamentar em Curitiba e depois em Brasília, contemplou Santa Helena e muitos outros municípios do Paraná, com recursos para obras e projetos estruturantes de grande impacto no desenvolvimento regional e estadual. As estradas asfaltadas de Santa Helena para Marechal Cândido Rondon e Santa Helena para a BR 277, aliado ao empenho para alocar recursos para o projeto do Parque de Lazer e Turismo onde está a praia artificial de Santa Helena, foram conquistas com empenho do Deputado falecido.
Mesmo fora da atividade parlamentar Werner Wanderer conservou vínculo com Santa Helena, onde manteve sua participação societária na Rádio Grande Lago. Em seus 4 mandados de Deputado Estadual e 3 mandatos de Deputado Federal, Werner manteve a simplicidade de homem do interior, sabendo traduzir o sentimento das aspirações do povo da região Oeste do Paraná.
A direção e o quadro de colaboradores da Rádio Grande Lago, registra com pesar o passamento de seu sócio, reconhecendo a grandeza do ser humano íntegro, correto, humano e elevado espírito público que sempre soube transmitir, ao mesmo tempo em que lamenta seu passamento.